Aula de Natação para Iniciantes

A aula de natação para iniciantes é indispensável para o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças, jovens, adultos e idosos. Sendo assim, é capaz de oferecer vários benefícios terapêuticos, musculares, cardiovasculares, motores, respiratórios, posturais e tantos outros. Contudo, também garante bem-estar, qualidade de vida, saúde, alegria, diversão e sociabilidade.

O que saber sobre aula de natação para iniciantes?

Assim como qualquer atividade física, a aula de natação para iniciantes também permite que os alunos iniciem do zero, sem que seja necessário saber nadar. O intuito da aula é exatamente ensinar como nadar, utilizar as técnicas corretas, respirar melhor, e como ter maior coordenação motora.

A natação é um esporte muito conhecido e procurado pelo Brasil, isso porque ele garante muitos benefícios e permite que crianças, adultos e idosos melhorem sua saúde e sistema imunológico.

Benefícios da aula de natação para iniciantes

Todos sabemos que qualquer exercício físico proporciona inúmeros benefícios aos praticantes, mas você sabe quais são os benefícios que a natação oferece?

Veja a seguir:

  • Melhora o coração: os movimentos corporais realizados em água e associados ao trabalho respiratório fortalecem a musculatura cardíaca, eliminando a gordura existente ao redor do coração e garantindo que ele fique mais forte;
  • Melhora na respiração: se você não tem fôlego suficiente ou sofre com algum problema respiratório, as aulas de natação é uma excelente opção, pois fortalece os músculos torácicos e aumenta a elasticidade e volume dos pulmões;
  • Ótimo para articulações: como o movimento de pernas e braços acontecem a todo o momento, as articulações se fortalecem e acompanhem o crescimento dos músculos;
  • Reduz o excesso de peso: como a natação trabalha com todo o corpo, ele ajuda na queima de gordura corporal, fazendo com que os praticantes diminuem o peso ou eliminem medidas;
  • Melhora o colesterol: por se tratar de uma atividade aeróbica, a natação consegue balancear os níveis de colesterol no organismo, aumentando o nível do HDL, além disso também consegue manter as artérias saudáveis e renovadas;
  • Aumenta a força muscular: como o praticante vai estar em pleno movimento dentro da água, que é 12 vezes mais densa do que o ar, os músculos tendem a ficar mais fortes e resistentes;
  • Melhora na flexibilidade: a natação também permite que o aluno fique com o corpo mais flexível, garantindo que o corpo se acostume e não doa com facilidade;
  • Melhora a qualidade do sono: se você sofre com insônia sabe o quão isso pode ser prejudicial à saúde e bem-estar, por essa razão, os exercícios físicos são uma ótima opção, pois eles cansam o corpo e garantem um sono mais qualitativo;
  • Aumenta a concentração: como o nado precisa ser totalmente coordenado, logo a concentração aumentará para que consiga realizar todos os movimentos da maneira correta.

Tipos de nados ensinados na aula de natação para iniciantes

Independente se seja para cuidar da saúde ou manter a forma, a natação é um dos esportes mais procurados e queridos. Além dos diversos benefícios que oferece, sua prática também é muito prazerosa, sendo recomendada para todas as idades, desde bebês, até idosos.

Em vista disso, iremos mostrar quais os tipos de nados existentes, ensinados tanto para iniciantes quanto para quem já é avançado.

  1. Nado livre ou Crawl: esse nado possui uma técnica mais prática e rápida, ensinando os alunos a se posicionarem com a parte frontal do corpo voltada para o fundo da piscina. As pernas devem estar esticadas, semiflexionadas e os pés estendidos se movimentam com golpes curtos, alternando a direita e esquerda rapidamente;
  2. Nado de costas: nesse nado os alunos precisam estar com as costas viradas para baixo e o abdome deve estar acima da água. Os braços devem ser movimentados acima da cabeça, mas o movimento completo se assemelha com o nado crawl, porém utilizando essa posição;
  3. Nado de peito: a técnica utilizada para esse nado é um pouco mais complexa que as anteriores, e exige maior preparo e coordenação motora dos praticantes. Nele o atleta fica deitado com a barriga para baixo e se desloca na água através de deslocamentos simultâneos dos braços e pernas;
  4. Nado borboleta: O nado borboleta é o mais difícil de ser realizado, por ser o mais pesado. A técnica exige força para empurrar a água e, ao mesmo tempo, flexibilidade para enfrentar a resistência dela.

Pois é, são muitos benefícios em um só exercício, por isso, não tenha dúvidas, procure um local de confiança, assim como a 2SWIM e se divirta!

Em busca de aula de natação para iniciantes?

A academia de natação 2SWIM tem como propósito fornecer qualidade de vida, saúde e bem-estar para as pessoas e, assim, promove aulas específicas para crianças, jovens, adultos e idosos há mais de 20 anos.

Para isso, realiza aulas com o auxílio de profissionais altamente capacitados, além de possuir uma estrutura adequada com uma piscina de 25 metros. Com isso, trabalha com ficha técnica individualizada para cada aluno e acompanhamento constante nas aulas.

Dessa forma, as aulas de natação e hidroginástica oferecem uma série de benefícios terapêuticos, posturais, respiratórios, cardiovasculares, motores, cognitivos, sociais, psicomotores, entre muitos outros.

Entre em contato para saber mais sobre as aulas.

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